Cada vez mais meios de pagamento surgem dentro do varejo para oferecer comodidade para os clientes e varejistas. Mas com tantas opções, é comum que os operadores de caixa fiquem com algumas dúvidas.
Por isso, no post de hoje vamos falar mais sobre o mercado de pagamentos no Brasil e dar algumas dicas de como lidar com algumas das opções mais populares ou que são tendência dentro do varejo.
Então vem com a Sled descobrir como é fácil oferecer diversidade para os clientes na hora de pagar as compras.
O mercado de meios de pagamento no Brasil
Antes de mostrar os cuidados que devem ser tomados ao gerenciar diferentes formas de pagamento, é importante compreender quais têm dominado o mercado.
Em primeiro lugar está o bom e conhecido dinheiro vivo.
Queridinho entre os brasileiros, ele é utilizado por 96% da população. De acordo com o Banco Central.
Apesar da grande utilização, esse também é um dos meios que gera mais dores de cabeça para o varejista. Com o alto índice de entesouramento, a escassez das moedas só aumenta.
Além disso, é necessário levar em conta os custos envolvendo a gestão de numerários. Nós explicamos mais sobre o assunto no nosso eBook “Os Desafios da Gestão de Numerários”.
Além do dinheiro, existem outros pagamentos também muito utilizados no dia a dia dos brasileiros.
O segundo colocado na lista é o cartão de débito, usado por 52% da população. Prático e seguro, ele tem uma grande aderência por parte dos consumidores, e ganhou ainda mais espaço durante a pandemia.
Afinal de contas, ele exige menos contato físico, principalmente agora que existe a tecnologia de aproximação. Nela o cliente não precisa inserir o cartão na maquininha.
Basta aproximá-lo que o equipamento identifica o cartão. Depois o cliente só autoriza o pagamento via smartphone.
Logo em seguida temos o cartão de crédito ocupando o terceiro lugar no ranking de meios de pagamento mais usados.
Mas para além dessas alternativas, existem outras que são tendência e que devem subir de colocação nos próximos anos. Os aplicativos de pagamento, por exemplo, tiveram um boom durante o começo da pandemia.
Inclusive a Sled possui uma wallet digital, a Troco Simples. Com ela os clientes recebem as moedas de maneira digital, de forma simples e fácil.
De acordo com o “Relatório Mobile – Segmento Financeiro”, feito pela Adjust, na primeira metade de 2020 houve um crescimento de 49% da média global de uso dessas formas de pagamento.
E aqui no Brasil nós tivemos uma boa aderência ao Pix, que também segue a onda de pagamentos digitais.
Dicas para lidar com as diversas formas de pagamento
Agora que você conhece mais sobre as opções mais usadas aqui no Brasil, confira abaixo algumas dicas que preparamos que poderão auxiliar nessa gestão.
1. Centralização no sistema de frente de caixa
Com tantos meios de pagamento não dá para ficar correndo toda vez que o cliente escolher uma forma de pagamento diferente.
Muitos operadores já devem ter passado por aquela situação onde o consumidor tem o cartão da bandeira X. Mas na hora de passar na máquina, o colaborador percebe que o equipamento só aceita as bandeiras A, B, C e D.
Lá vai ele correr atrás da maquininha específica para aquele cartão.
Ao integrar tudo na frente do caixa, você evita esse tipo de dor de cabeça.
E sabia que é possível centralizar não apenas os cartões, mas também o PIX e o troco? Assim o operador dá adeus a correria e pode fazer tudo de maneira integrada.
Por exemplo, se o cliente pagar em dinheiro o colaborador pode dar o troco de maneira digital. Dê adeus à “caça às moedas”.
2. Treinamento é essencial
Mais uma das dicas que pode ajudar na gestão dos meios de pagamento é a realização de treinamentos.
É comum que novas alternativas surjam, mas sem que os operadores de caixa sejam treinados para usá-las. Isso acaba abrindo margem para erros na operação, e também lentidão no atendimento.
Por isso, o ideal é sempre promover capacitações periódicas para que toda a equipe se mantenha atualizada. Além disso, elas também servem para ajudar na motivação dos colaboradores.
Quando o time que atua diretamente na linha de frente da loja está bem treinado e motivado, é possível ver mais resultados tanto no atendimento quanto na satisfação do cliente.
3. Monitore quais são os meios mais utilizados
Outra dica que vai ser muito útil é monitorar os meios de pagamento mais utilizados. É através dessas informações que você poderá avaliar quais alternativas precisam de um empurrãozinho, e quais devem ser expandidas.
Por exemplo, vamos supor que na loja o dinheiro ainda é a alternativa mais utilizada. Contudo, há um crescimento no uso dos aplicativos de pagamento.
Levando em conta essas informações uma boa opção é implementar a Sled Troco no seu estabelecimento. Com essa solução o operador terá sempre os troquinhos para os clientes, não precisando mais correr atrás de moedas.
E o melhor é que como os consumidores já se mostram acostumados com os aplicativos de pagamento, você pode incentivar o uso do Troco Simples. Esse é o app voltado para o consumidor que permite que ele faça pagamentos em estabelecimentos com a solução da Sled, mas também outras transações, como recarregar o celular e o cartão do ônibus.
São dicas simples e que vão fazer toda a diferença no dia a dia do seu negócio
Conheça a Academia do Operador
Além das dicas acima, não deixe de assistir o nosso vídeo da Academia do Operador. Nele você confere as particularidades das principais formas de pagamento, e como lidar com elas com mais facilidade.
A Academia do Operador é um quadro do canal do Youtube da Sled que é voltado para quem atua no dia a dia do varejista. Semanalmente você pode encontrar uma série de dicas sobre o setor.
Desde tendências que vale a pena ficar de olho, até recomendações para melhorar o ambiente de trabalho para os colaboradores.
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